wrapper

logo min

pten
Sem Autor

Sem Autor

Angola participa na Bolsa de Turismo de Lisboa

Uma comitiva de operadores turísticos nacionais, dirigida pelo Instituto de Fomento do Turismo (INFOTUR), vai representar Angola na 28.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre de 28 de Fevereiro a 2 de Março, no recinto da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.

BTL1

A participação na BTL 2018 marca o regresso de Angola aos grandes eventos internacionais de promoção do potencial turístico, após dois anos de ausência, motivados pela crise económica e financeira que o país tem vivido nos últimos anos.

No Orçamento Geral do Estado para 2018 (OGE 2018), ao contrário do de 2017, estão contempladas verbas para a organização e participação em fóruns nacionais e internacionais na área do turismo, em torno de 20 milhões de kwanzas.

O documento prevê ainda uma verba de 36,1 milhões kwanzas para acções de divulgação e promoção das potencialidades turísticas nacionais.

Read more...

Samakuva participa em reunião dos democratas

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, participa em Budapeste, Hungria, na reunião do comité executivo do Centro Internacional Democrático (IDC), do qual o maior partido da oposição em Angola é membro efectivo.

6793dfaeaedce2b3d0e76a48b5f73adc XL

Isaías Samakuva, que é vice-presidente da IDC, chefia uma delegação do partido que participa nos trabalhos da reunião que teve início na sexta-feira última e é presidida por Andrés Pastrana, ex-Presidente da Colômbia, segundo uma nota de imprensa do secretariado executivo do comité permanente do partido.

Entre as personalidades presentes destacam-se António Lopez Isturiz, secretário-geral da organização, Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, Amin Gemayel, ex-Presidente do Líbano, Victor Orban, primeiro-ministro da Hungria, e José Maria Aznar, ex-primeiro-ministro espanhol.

Estão igualmente presentes delegações dos partidos-membros da IDC de Marrocos, Suécia, Espanha, Costa do Marfim, Brasil, Panamá, México, Cabo Verde, Líbano, Chile, Cuba, Alemanha, Portugal, Argélia, Camboja e do Azerbaijão.

No sábado, a reunião debateu o relatório do secretariado executivo da organização e apreciou várias propostas de resolução. Foram também debatidas durante a sessão inaugural questões religiosas no mundo, a situação no Médio Oriente, a política externa do Presidente Donald Trump, a situação na América Latina, o problema do populismo, o terrorismo, as migrações e a situação em África.

Na sua qualidade de vice-presidente da IDC, o presidente da UNITA assiste à reunião como membro efectivo do comité executivo da organização, fazendo-se acompanhar de Alcides Sakala, secretário das Relações Exteriores da UNITA.

Read more...

PR cria comissão para rever contratos de empresas de limpeza

O Presidente da República, João Lourenço, ordenou a criação de uma comissão para rever contratos celebrados entre o Estado e empresas que asseguram a limpeza urbana em Luanda, modelo instituído em 2016 e que custa mais de 300 milhões de euros anualmente.

empresa de limpeza provoca desmaio a 47 pessoas

De acordo com um despacho presidencial, de 8 de Fevereiro, citado pela Lusa, a medida é justificada pela "necessidade de se actualizar os contratos celebrados entre o Estado e as empresas que prestam serviços de higiene pública e limpeza urbana em Luanda", criando para o efeito uma comissão de trabalho intersectorial.

A limpeza pública é considerada como um dos maiores problemas de Luanda, metrópole com cerca de sete milhões de habitantes, por constituir um dos principais focos de transmissão de doenças.

A comissão criada pelo decreto assinado pelo chefe de Estado, João Lourenço, fica "encarregue da preparação das condições necessárias para a melhoria do modelo de gestão de resíduos urbanos" na capital, coordenada pelo governador da província de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho.

Integra ainda os secretários de Estado do Ambiente e das Finanças e Tesouro, bem como o vice-governador provincial para a área económica, o presidente do conselho de administração da Agência Nacional de Resíduos, o diretor nacional do Ambiente e o director-geral do Instituto Nacional de Gestão do Ambiente, entre outros responsáveis, nomeadamente dos ministérios das Finanças e da Energia e Águas.

Com 30 dias para apresentar conclusões ao Presidente da República, esta comissão deverá analisar e propor soluções visando actualizar o Plano Provincial de Limpeza Urbana de Luanda, sugerir "procedimentos, mecanismos céleres e exequíveis" para promover a construção de unidades de tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos, bem como estudar formas de "alargar e melhorar" as fontes de financiamento dos custos com as operadoras de limpeza.

Read more...

Comentários

A Informação mais vista

O Valor Económico

É o órgão de eleição para a divulgação da sua marca entre os públicos mais exigentes, designadamente decisores políticos e empresários, profissionais médios e estudantes universitários. Pauta-se pelo rigor da informação e da análise dos temas relevantes que afectam directa ou indirectamente a economia angolana e internacional e afirma-se como espaço de promoção de ideias, através da opinião e do debate.

NewsLetter

Contactos

Para anunciar no Valor Económico, entre em contacto connosco.

Rua Fernão Mendes Pinto, Nº 35, Bairro Alvalade,
Distrito da Maianga – Luanda.

Comercial Telemóveis:

(Geovana Fernandes):

+244 941 784 792

(Arieth Lopes)

+244 941 784 791

Telefones:
+244 222 320510 / 222 320514

comercial@gem.co.ao