wrapper

logo min

pten
Sem Autor

Sem Autor

Ministério da Educação vai admitir 20 mil novos professores

CONCURSO PÚBLICO. Em recentes declarações ao VALOR, a ministra da Educação garantiu que o processo de selecção vai correr “com lisura”.

30777093 1948938268450604 1344989837 n

O Ministério da Educação (MED) vai lançar, a partir da próxima semana, em todo o país, um concurso público para a admissão de novos professores, garantiu a ministra da Educação. Segundo Cândida Teixeira, o MED “já tem todas as condições criadas para a realização do concurso”, aguardando apenas pelos despachos dos ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado (MAT), Finanças (Minfin), e Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) para a execução do diploma.

Segundo a ministra da Educação, “todo o processo já está preparado” e, dentro de uma semana, começa a admissão e enquadramento de novos professores”, assegurou Cândida Teixeira, que prevê, para todo o país, a admissão de um total de 20 mil novos professores neste ano lectivo.

Em recentes declarações ao VALOR, durante a posse dos novos directores nacionais e de gabinetes do MED, a ministra garantiu que o processo de selecção do pessoal docente vai correr com “lisura” e que a prioridade vai para os candidatos formados em ciências da educação, quer a nível médio, quer a nível superior. “Não haverá espaço para fraude”, assegurou a ministra em exclusivo.

Das 20 mil vagas disponíveis, 19.460 serão canalizadas para o 6.º escalão dos professores do ensino primário ao 2.º ciclo do ensino secundário. As restantes 540 serão reservadas para os professores do 2.º ciclo do ensino secundário do 8.º escalão.

Read more...

Ministro anuncia construção novo satélite

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, anunciou oficialmente a construção de um novo satélite, cuja entrega deverá acontecer dentro de um ano e meio.

José Carvalho da Rocha Menos Fios 1

José Carvalho da Rocha revelou o facto numa entrevista no Jornal de Angola publicada nesta segunda-feira.

Ainda hoje, representantes da empresa russa construtora do anterior satélite, o Angosat-1, farão um ponto de situação sobre o que aconteceu ao equipamento, orçado em 320 milhões de dólares.

José Carvalho da Rocha disse que o próximo satélite terá mais capacidade e será mais sofisticado que o antecessor.

Quanto ao anterior, o ministro limitou-se a declarar que se “registaram perturbações” no seu funcionamento, desde o lançamento, sem entrar em pormenores.

A avaliação definitiva do que se passou com o Angosat-1 caberá unicamente aos representantes da Roscosmos, o consórcio espacial estatal russo que construiu o primeiro satélite angolano.

O Angosat-1 tem um seguro de 121 milhões de dólares, que, em caso de acidente ou desaparecimento, cobre a totalidade dos custos da sua substituição.

Read more...

Luanda acolhe Cimeira Extraordinária da Dupla Troika

Os Chefes da diplomacia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral reúnem-se hoje (23), para preparar a Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da região que acontece amanhã (24), em Luanda.

0d957c6f5 43a2 44b3 b8d3 e60e472f09f4 r NjQweDM0NQ

Segundo uma fonte do Ministério das Relações Exteriores a cúpula da SADC pretende com este encontro harmonizar as posições dos diferentes contendores do conflito na RDC, fundamentalmente nas questões ligadas a calendarização para as eleições.

Além da situação política na República Democrática do Congo, a Cimeira vai analisar também a crise do Lesotho, bem como consolidar o processo democrático na região austral do continente.

Para o encontro de terça-feira estão confirmadas as presenças dos estadistas da Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Swazilândia, da RDC e do Lesotho, sendo que os presidentes da RDC e do Reino do Lesotho participarão na qualidade de convidados.

Read more...

Comentários

A Informação mais vista

O Valor Económico

É o órgão de eleição para a divulgação da sua marca entre os públicos mais exigentes, designadamente decisores políticos e empresários, profissionais médios e estudantes universitários. Pauta-se pelo rigor da informação e da análise dos temas relevantes que afectam directa ou indirectamente a economia angolana e internacional e afirma-se como espaço de promoção de ideias, através da opinião e do debate.

NewsLetter

Contactos

Para anunciar no Valor Económico, entre em contacto connosco.

Rua Fernão Mendes Pinto, Nº 35, Bairro Alvalade,
Distrito da Maianga – Luanda.

Comercial Telemóveis:

(Geovana Fernandes):

+244 941 784 792

(Arieth Lopes)

+244 941 784 791

Telefones:
+244 222 320510 / 222 320514

comercial@gem.co.ao