wrapper

logo min

pten
Pedro Menezes Simões

Pedro Menezes Simões

Agricultura Digital

A digitalização da economia, em particular nas vertentes ‘Big Data’ e ‘Internet of Things’, está a revolucionar várias indústrias – a agricultura não irá ser uma excepção.

A maior parte das pessoas pensa que a agricultura é um sector de baixa intensidade tecnológica. No entanto, muitos ficarão surpreendidos por saber que o primeiro ‘drone’ comercial nos EUA foi licenciado para uma aplicação agrícola. A agricultura moderna é um negócio sofisticado e em processo de digitalização – a recolha manual e análise empírica da informação está a dar lugar à captura e processamento automático de dados pelos equipamentos, sensores e ‘drones’.

A utilização de dados e algoritmos avançados na agricultura permite já a geração de instrumentos de apoio à decisão de elevada qualidade que permitem eficazmente optimizar a produtividade, sustentabilidade, fiabilidade, e até o custo da produção. Entramos numa era de agricultura de ‘precisão’, na qual sabemos, para cada metro quadrado de terreno, qual a melhor semente, quantidade de fertilizante, nível de rega, e até qual é a distância óptima entre árvores, de forma a optimizar os mais variados parâmetros. Da mesma forma, a introdução de tecnologia ‘blockchain’ introduziu a capacidade de certificação da origem dos produtos a um nível antes inimaginável.

Neste contexto, a digitalização vai transformar radicalmente cada elemento da cadeia de valor da agricultura, desafiando os papéis tradicionais das empresas, as relações entre elas, os sistemas de definição de preço e contratos e, potencialmente, modelos de negócio completos. À medida que os dados da agricultura digital se vão tornando disponíveis, iremos observar grandes movimentos de concentração no sector. Tanto a concentração horizontal – nos casos em que um produtor detém algoritmos mais ‘potentes’, – seja vertical, por exemplo, quando um operador agroindustrial necessitar de assegurar o acesso a matéria-prima com as especificações certas e a preços competitivos.

Investimentos massivos estão a ser feitos na agricultura digital, seguindo vários tipos de estratégia. Algumas empresas estão a investir intensamente na captura de dados e desenvolvimento de algoritmos proprietários. Outras têm seguido a via do ‘outsourcing’ e licenciamento de ‘software’. A digitalização tem revolucionado indústrias inteiras e a agricultura não irá ser uma excepção. Os que ‘esperam para ver’ correm o risco de ser irremediavelmente ultrapassados.

Read more...

Comentários

A Informação mais vista

O Valor Económico

É o órgão de eleição para a divulgação da sua marca entre os públicos mais exigentes, designadamente decisores políticos e empresários, profissionais médios e estudantes universitários. Pauta-se pelo rigor da informação e da análise dos temas relevantes que afectam directa ou indirectamente a economia angolana e internacional e afirma-se como espaço de promoção de ideias, através da opinião e do debate.

NewsLetter

Contactos

Para anunciar no Valor Económico, entre em contacto connosco.

Rua Fernão Mendes Pinto, Nº 35, Bairro Alvalade,
Distrito da Maianga – Luanda.

Comercial Telemóveis:

(Geovana Fernandes):

+244 941 784 792

(Arieth Lopes)

+244 941 784 791

Telefones:
+244 222 320510 / 222 320514

comercial@gem.co.ao